O mais belo uniforme esportivo criado pelo homem, em toda sua história, começou a ser elaborado no início do século passado. Suas cores iniciais eram o azul e o dourado, mas estas foram logo substituídas pelo nosso sagrado e mundialmente conhecido vermelho e preto.
Pesquisadores acreditam que o dourado do nosso manto, combinado com o ouro das nossas medalhas conquistadas no remo, já incomodava os chorões do bairro vizinho, os portugueses da zona norte e os fresquinhos da aristoplayboyzinho Laranjeiras.
O Manto Sagrado não passou por muitas mudanças entre 1916 e 1984. As únicas variações, obviamente, aconteciam quando a nossa superioridade era comprovada dentro das quatro linhas. A cada título, uma estrela. O grande problema é que com apenas meio século de história, o grande Clube de Regatas do Flamengo, o Magnus-Opus do esporte, já estava com tantas estrelas em seu Manto, que se transformou em objeto de pesquisa tanto da Nasa como da KGB.
Para evitar problemas na Gávea, e considerando que a Guerra Fria era um campeonato de menor expressão para o Clube de Regatas do Flamengo, decidimos substituir todas as estrelas por apenas 1, dourada, mostrando a nossa conhecida humildade.
O Clube de Regatas do Flamengo também possui outro Manto Sagrado Oficial e Supremo. O Flamengo não possui segundo uniforme, porque palavras como “segundo” e “vice” fazem apenas parte do vocabulário de pessoas que comem bacalhau aos Domingos.
O nosso Manto Sagrado Branco também já mostrou sua supremacia ao se apresentar na final do Mundial Interclubes em 1981, quando fornecemos uma vídeo- aula de futebol para o planeta inteiro, utilizando como “sparring” o clube inglês Liverpool, mais conhecido como o Vasco Britânico.
Atualmente, o Manto Sagrado do Clube de Regatas do Flamengo, o Santo Sudário do futebol, passa pelos mesmos problemas do passado. Com mais um título brasileiro em sua lotada sala de troféus e apenas aguardando a confirmação de mais um tetracampeonato carioca – já conhecemos o vice – e o bicampeonato a Libertadores, nossos artesãos já não sabem o que fazer com tantas estrelas em nosso abençoado uniforme.
Mas o Clube de Regatas do Flamengo não pode parar.Maior que todas as estrelas do cosmos e as estrelas dos títulos, estão, soberanos, os Mantos Sagrados Rubro Negros.
Cante comigo Mengão, acima de tudo Rubro Negro!!!
—–
O post acima foi baseado no texto “O Manto Sagrado “. O original pode ser encontrado através do link : www.flamengo.com.br/site/conteudo/conteudo.php?id=40